Cor 2019 PANTONE!

E a cor escolhida pela PANTONE para o ano de 2019 foi…..

Living Coral!

Living Coral

Um tom lindo de coral rosado. Mas como é feita a seleção dessa cor e o que isso muda na minha vida? Vamos ver?

Sobre a PANTONE

A Pantone é uma empresa americana fundada na década de 1960 que se tornou referencia pelo seu sistema com um amplo catálogo de cores. A utilização desse catálogo de cores fica facilitada, pois a as indústrias da Moda, Gráfica, Design de Interiores e afins utiliza as nomenclaturas das cores padronizadas pela Pantone.

Como a Pantone escolhe a cor do ano?

Durante o ano, a Pantone faz pesquisas com profissionais de diversas áreas de atuação para analisar o comportamento das pessoas, a fim de identificar tendências para o próximo ano.  Essas pesquisas são chamadas de Cool Hunting.

Ou seja, a escolha não é feita de forma aleatória, pois trata-se de uma referencia que já esteve presente (de alguma forma) durante o ano corrente.

Vejamos, por exemplo, alguns looks do New York Fashion Week para a temporada de Primavera –Verão de 2019.

Tendencias 2019.2Tendencias 2019

Quais são os impactos?

Mesmo que você não ligue para a cor que a Pantone sinaliza como a cor do ano, ela vai em algum momento se fazer presente na sua vida.

Isso, por que a indústria da moda, gráfica e design de interiores a tem como referencia. É certo que veremos peças de roupas, vitrines, objetos de decorações, itens de papelaria na cor Pantone durante o ano que vem.

Lembram daquela cena clássica do filme “O Diabo Veste Prada?”. Então, é isso! No caso do filme só faltou a humildade, não é mesmo? =O

Cor do Ano e a Análise Cromática

Como falamos, a cor do ano de 2019 é a Living Color, um tom de coral rosado. Mas qual cartela de coloração pessoal mais se encaixa com a cor escolhida.

A primeira vista, podemos inferir que se trata de uma cor quente, uma vez que o coral é uma mistura de laranja e rosa.

Fiz uma seleção da cor mais próxima da Living Coral de cada cartela. Pois, ao contrario do que muitos pensam, em todas as cartelas estão presentes quase todas cores, mas com diferenças na temperatura, profundidade e intensidade na cor.

Primavera Outono 2Verao Inverno 2

Como podemos perceber, as cores quentes (Outono e Primavera) se aproximam mais da cor do ano do que as cores frias (Inverno e Verão).

Mas isso não significa que as pessoas com pele fria, como eu, não podem utilizar cores quentes e que estão fora da sua cartela.

Como utilizar cores que eu gosto mas estão fora da minha coloração pessoal?

Simples! Utilize peças que fiquem longe do seu rosto, como calças e saias; ou capriche na maquiagem; ou escolha uma terceira peça para quebrar os efeitos negativos da cor no rosto.

Mas se você deseja usar a cor de outra forma mesmo não sendo da sua cartela, vai lá! Embora a Análise Cromática exista para termos um conhecimento mais acertado em relação as cores, a sua felicidade ao usar uma determinada cor é mais importante!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s